quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Stadhuis - Roterdã

Em 1909 a Prefeitura de Rotterdam optou pela construção de uma nova sede. A antiga já não se adequava mais e dificultava a fluidez do trabalho.

Fachada do Stadhuis com neve. :)


A construção seria na então Coolsingel (todo mundo conhece), na época um pedaço assim mais escuro da cidade onde se estabelecia um “bairro vermelho”, uma espécie de ambiente voltado para a prostituição assim como o famoso de Red-Light District em Amsterdã. Para essa empreitada, boa parte do bairro onde existiam aproximadamente 2400 moradores, teve de ser demolido. Assim a Prefeitura sanava dois problemas com uma boa solução: uma sede enorme e novinha em folha, e a também revitalização de um local que já causava incômodo. A Holanda adora fazer revitalização de espaços, ainda bem!


Jardins


A obra ficou a cargo do renomado arquiteto e professor Henri Evers que optou por uma construção em estilo Beaux-Arts* já que a Câmara Municipal queria algo “a moda antiga”, ou seja, grande, imponente e belo. E é realmente tudo isso mesmo. É Lindo!

*Beaux- Arts: é um estilo arquitetônico originado na Escola de Belas Artes de Paris que combina influencias gregas e romanas com ideias renascentistas.


Um dos salões


Em setembro de 1920 o Stadhuis (leia: stathaus) abriu suas portas para a primeira reunião. O prédio sobreviveu a Segunda Guerra Mundial e em 2000 passou um processo de restauração.


Se você estiver em Rotterdam, é possível agendar um tour gratuito na parte de dentro e se deliciar com a riqueza e beleza da arquitetura do edifício. Mas tem que agendar através do e-mail: reserveringsbureaubsd@rotterdam.nl  ou telefone:  010 - 267 24 59.


Teto


Casamento no Stadhuis. Aqui na Holanda é muito comum casar na Prefeitura. O casamento religioso é mais raro e para os holandeses o mais bonito e importante é o casamento civil.


Serviço:

Coolsingel 40
Rotterdam

Estações mais proximas: Beurs e Stadhuis


Nenhum comentário:

Postar um comentário